terça-feira, 3 de maio de 2022

Arraial do Pavulagem retorna às ruas de Belém; confira as datas de apresentações

 

Arraial do Pavulagem retorna às ruas de Belém; confira as datas de apresentações - Crédito: Elcimar NevesCrédito: Elcimar Neves

O tradicional Arrastão do Pavulagem está de volta com força total. O anuncio foi divulgado nesta sexta-feira, 29, com inscrições para participar do grupo abertas durante o mês de maio.

Os Arrastões do Pavulagem ocorrem nos dias 12, 19, 26 de junho e 3 de julho de 2022.

O tema deste ano será 'Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem'. Uma homenagem ao coletivo de artistas que participaram do arrastão ao longo dos anos.

Para participar do grupo, é preciso se inscrever pelos formulários on-line. As categorias disponíveis são: dança, percussão e perna de pau.

Confira a programação:

Oficinas: de 8 a 22 de maio - semanalmente, de 18h a 21h; aos sábados, de 15h a 18h e, aos domingos, de 10h a 13h.

Ensaios com orquestra, percussionistas, brincantes: de 23 de maio a 09 de junho - semanalmente, de 18h a 21 horas; aos sábados, de 15 a 18 horas e, aos domingos, de 10h a 13h.

Rodas de boi: de 8 de maio a 9 de julho - aos domingos, de 10 às 13h.

Abertura oficial do Arraial do Pavulagem: dia 09 de julho, com a chegada do cortejo fluvial, trazendo a comitiva do Boi Pavulagem e mastros de São João menino. O traslado inicia às 17h, na Praça Princesa Isabel, com destino a Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas.

Na chegada, os brincantes recepcionam os ícones da brincadeira e seguem em festa até a Praça dos Estivadores, onde levantarão os mastros. Logo após, é realizado um 'Ensaio Geral' seguido de 'Roda de Boi', com a participação da banda Arraial do Pavulagem e outros artistas populares convidados.

Oralidades: 13 de maio, inicia às 18h com a Folia do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arariàs. Às 19h, ocorre a palestra do professor Antonio Mauricio Costa sobre os cordões de bumbás na Amazõnia nos séculos 19 e 20, e o lançamento do livro Bumbás da Amazônia: Negritude, Intelectuais e Folclore

Arrastões: Para os dias de arrastões, a concentração de brincantes e público começa às 8h, na Praça da República, e em seguida sairá pela Av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno, permanecendo até as 16h, com os shows do Arraial do Pavulagem e artistas colaboradores.

A Praça dos Estivadores será ambientada e também abrigará uma feira criativa, composta de elementos voltados para os arraiais, como brinquedos de miriti, guloseimas paraenses e outros empreendimentos.

0 comentários:

Postar um comentário